Dicas para Manutenção Preventiva de Moto para Motoboys

Manutenção Preventiva de Motos para Motoboys

A moto é um dos meios de transportes que nos dá agilidade no dia a dia. Principalmente nas grandes cidades onde o trânsito é sempre mais caótico. Mas não adianta apenas termos agilidade no trânsito. É preciso tê-la com segurança. Para isso acontecer depende de uma série de fatores.

Essas dicas são especialmente para motoboys que costumam rodar muito com suas motos. O que acaba causando um desgaste mais rápido, e portanto, pedindo uma manutenção preventiva com mais freqüência.

É muito chato ficar parado por problemas mecânicos na moto. Então, a manutenção preventiva da moto é de extrema importância para ela e principalmente para a segurança do piloto.

Em primeiro lugar uma moto bem ajustada passa mais segurança para o piloto no trânsito. Já uma moto mal cuidada, coloca o piloto e os outros em risco.

Luzes da Moto

Antes de mais nada, crie o hábito de verificar as luzes da moto toda vez que for sair com ela. A moto é mais vulnerável  e menos visível no trânsito. Se ela estiver com todas as luzes funcionando, vai ficar mais visível. Trazendo assim maior segurança para o condutor. Certamente, checar as luzes é rápido, e também muito fácil de trocar caso alguma esteja ruim.

Corrente da Moto

Uma corrente lubrificada com frequência e de forma adequada aumenta o seu tempo de vida útil. Então, faça uma lubrificação rotineira com óleo ou graxa específicos para motos a cada 2 ou 3 dias, isso no caso de motoboys que rodam muito com a moto.

Além disso, a regulagem da corrente também é importante. Uma corrente mal regulada pode soltar e travar a roda. A saber, não é recomendável retirar elos da corrente, porque isso pode prejudicar o desempenho da moto. Quando for preciso troque o conjunto todo e pilote mais seguro.

Pneus da Moto

Observe semanalmente  como anda o estado dos pneus. Quando mal conservados ou mal calibrados, podem colocar a vida do piloto em risco

Óleo da Moto

O óleo é um item muito importante para o motor funcionando bem. Verifique o óleo do motor com frequência, pelo menos uma vez por semana ou como alguns preferem, a cada 1000 KM rodados.

Siga sempre as indicações do fabricante da moto. Assim você aumentar o tempo de vida útil da sua moto. Não deixe para verificar o nível de óleo no motor apenas quando for trocar. Essa prática pode render grandes problemas.

Lembre-se, quanto melhor o óleo estiver, mais limpo. E maior será a durabilidade do motor. 

Gasolina da Moto

Fique atento onde você abastece sua moto. Por certo, uma gasolina de má qualidade pode causar sérios danos ao motor da moto.

Freios da Moto

Faça a checagem dos freios com freqüência. Quando for o momento de fazer a manutenção, faça. Não adie pontos tão importantes para a sua segurança.

Afinal, freios funcionando em bom estado podem livrar os condutores de situações de perigo.

Pois bem, para uma pilotagem segura, vários itens são importantes. Tanto para a proteção do piloto, quanto para o estado de conservação da moto.

Fique atento a todos os aspectos da moto. Muitas vezes conseguiremos perceber quando algo está errado. Pode ser por um barulho estranho na moto ou algo desregulado.

Os condutores de moto estão mais vulneráveis que os de carro. Então é aconselhável usar sempre calça, jaqueta e luvas ao conduzir a moto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *